terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NHK - Rádio Japão - Emissão em Português

A NHK (Nippon Hoso Kyokay) é o serviço de rádio mundial da Rádio Japão, que transmite em 18 línguas, incluindo a língua portuguesa.
Para o efeito, utiliza as Ondas Curtas, Satélite e Internet.
As emissões em português são destinadas ao Brasil e podem ser escutadas em
http://www3.nhk.or.jp/rj/podcast/mp3/portuguese.mp3

As emissões de rádio da NHK tiveram início em 22 de Março de 1925, apenas para o país. Foi em 1935 que a Rádio Japão começou a emitir um serviço internacional em Onda Curta.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), esta estação de rádio esteve sob o controle do exército imperial japonês. São desse tempo os famosos programas da chamada "Rosa de Tóquio".
Entretanto, em 1931, tinha sido lançado um segundo canal da rádio da NHK - o terceiro canal iniciou as emisões em 1938, já em FM (Frequência Modulada).

A NHK inaugurou o serviço de Televisão em 1950, passou a emitir a cores em 1960 e as emissões por cabo iniciaram-se nos anos oitenta.
O serviço internacional de televisão japonesa teve início em 1995 para a Europa e para a América do Norte. Hoje existe com o nome de "NHK TV Mundial" e transmite via satélite para todo o Mundo.

O "site" da secção portuguesa encontra-se em http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/index.html
e, a partir dali, podem ser explorados todos os seus recursos, nas diversas línguas, secções e modos de recepção, incluindo horários de transmissão e programas.

Sem comentários:

Enviar um comentário