terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NATAL EM MOÇAMBIQUE

NATAL EM MOÇAMBIQUE

(Poema de Adélia André)

Branco e alto sou "Patrrão"
Pr'ós miúdos "Maningue Big"
Por vezes Bóer...Africânder
"Mais Velho: afenal és Português...!?"
Para as pitas já sou madala...(?)
Pr'ós colonos Vasco Da Gama...
Para os amigos sou poeta, um sonhador...
Cá p'ra mim, não sou ninguém!
Até "desconsegui" ser Pai Natal...
Faltam-me os Meninos Jesus
Tenho comigo o Espírito
Da minha Nossa Senhora
Que tudo,
Até a vida,
Me deu...

Em sorrisos vejo abraços
de quem não ousa tocar-me.
Então sou eu quem aperto
mão a mão
com coração.

E neste lado da Terra respiro paz e espaço,
Vendo o Natal assim:
No Presépio de capim, Menino e Família são Negros,
Missa do Galo é batuque
na praia se faz a fogueira;
não há sapato, há pègada e
as prendas são corais,
consoada é peixe pedra,
a batata é mandioca,
grêlos são a "matapa"
bebida é "Ntontonto" ou Sura, e
resiste o garrafão...
Corpo e espírito num só
Pouca riqueza, talvez!!!
Mas tanta, tanta ternura no gesto
Que Natal é:
"Era uma vez...
Moçambique Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário