sábado, 9 de fevereiro de 2019

A partir desta foto de Inhambane, publicada pelo Amigo Eduardo Calane no Facebook por volta do ano 2011, desenvolveu-se uma animada conversa entre diversos intervenientes:
Fernando FerreiraToda esta beleza é em frente ao Colégio (agora Escola Secundária).
Para baixo, anexo ao gradeamento está a bancada e, lá ao fundo, ao nível da Baía de Inhambane, fica o campo de jogos.
Milly BarreirosMuito me contas... As coisas que eu tenho aprendido! A verdade é que, envergonhada embora, não conheci Inhambane! O paraíso na terra, dizem. Obrigada Eduardo pela partilha, obrigada Fernando pelas explicações.
Fernando FerreiraE nem queiras saber as cenas edificantes que por lá aconteceram...
Atrás daquele gradeamento, colocávamos um gira-discos e, em "play-back" procedíamos a uma serenata, fazendo os gestos de quem cantava e tocava no disco. Até que um dia aconteceu o inevitável:
- O disco de vinil estava riscado, repetia sempre a mesma coisa e a serenata acabou em fiasco!
Milly BarreirosAh ah ah! Mas vocês inventaram o play back... Boa. rsrsrsrs.
Fernando FerreiraSó não sabíamos que se chamava assim...
Mas inventámos mais coisas:
- Por exemplo a pesca dos ananases. Agarrávamos alguns ananases no início das colunas, por baixo da ponte-cais. Depois levávamos lá algum recém-chegado a Inhambane. Animados pelo que e
ncontravam no princípio, iam avançando pelas colunas, até que a água salgada os atingia. Depois de bem molhados, retiravam para terra e às vezes ficavam lá os ananases...

Milly BarreirosAh ah ah... Melhor que a caça aos gamosinos... rsrsrsrs (Agora ri-me com vontade!).
Fernando FerreiraGambozinos ou majengros, também os havia por detrás do Cemitério. Para uns eram galinhas grandes, para outros eram coelhos gordos.
Numa noite de chuva e trovoada, alguém que Deus já lá tem, enrolado num lençol branco, avançou para o desgraçado, que caíu na história da caçada, enquanto ia dizendo:
- Quem ousa perturbar a paz dos mortos nesta noite, que é a última da tua vida!...
E ia avançando sempre, com o lençol a fazer de asas, até que o visado largou saco, largou pau, largou tudo, e começou a fugir rua abaixo!

Milly BarreirosEu hoje acabo-me a rir... rsrsrsrsrs E eu a pensar fazer uma meditação preparatória para amanhã... ah aha ah... A conversa tá boa, mas tenho de emalar a trouxa para levar amanhã para as férias. Tudo do melhor. Abreijinhos.
Fernando FerreiraMas esta é mesmo a melhor meditação!Vais chegar à sala de operações a rir-te! O maior êxito na tua operação. Boa Noite.
Milly BarreirosDa outra vez, faz seis anos em Abril, pus os cirurgiões a rirem-se. Ajuda melhor. Obrigada, Fernando pela companhia e boa disposição. Obrigada por tudo. Boa noite.
Eduardo CalaneFernando Ferreira
Contas apenas o que é publicavel em local tao respeitado e santo como este aqui...
AHHHH!!! Grande malandro..

Nao contas quando cortaste a energia no quadro, enquanto decorria a inauguracao da maquina de projectar filmes do bendito Colegio com o bom do Bispo Ernesto como Convidado de Honra das Freiras?
E das consequencias que ate sobraram para mim quando fomos chamados ao gabonete da Senior?
Bem,eh melhor ficar por aqui..

Milly BarreirosMas que malandretes! Eram frescos, vocês... Mas eram traquinices saudáveis e respeitosas... hoje as partidas não têm graça nenhuma porque são só a achincalhar ou destruir... Bem hajam. Deus vos abençoe.
Fernando FerreiraPor acaso não me lembrei dessa...
Mas estaríamos aqui toda a noite e desfiar o rosário das malfeitorias que por lá iam sendo praticadas, para gáudio dos alegres comparsas de Inhambane e completo desespero das sisudas Irmãs, que, à distância, acabaram por se rir também!
Milly BarreirosRecordar é viver...
Fernando FerreiraOs cábulas e gozões assinalados
Que nesta linda cidade de Inhambane
Por gozos nunca de antes praticados

Muito distinguiram a espécie humana
Em brincadeiras e broncas esforçados
Mais do que permitia a arte insana
Entre gente sossegada se notaram
Pelas aulas em que tanto gozaram.

Milly Barreirosih ih ih... Boa! Modernamente há outros... Mais tristes... Menos engraçados. Isso é que os meninos se divertiam! Muito bem. É o que melhor se leva... rsrsrsrs Bendita frescura da juventude! Como alguém podia levar a mal, a sério, brincadeiras tão ingénuas e engraçadas'... Obrigada. Agora vou mesmo deixar-vos. Ainda tenho muito que fazer e depois madrugar.. Duvido que no hotel me deixem dormir a sesta... Bjinhos. Inté. Fui.
Jorge MartinsAqui neste local fui feliz...
Fernando FerreiraQuem viveu em Inhambane, não pode ser feliz noutro lugar!...
Jorge MartinsVamos Ferreira, estou de mala pronta...
Milly Barreiros Mas vocês são os mesmos... Só mais velhos. Essas vivências, essas recordações são vossas. Ninguém vo-las tira... É só preciso adaptar-se e tentar viver o melhor possível, em qualquer lugar, seja onde for... A felicidade tem de habitar-nos, ou morremos secos. Se não podemos ter tudo o que amamos, amemos tudo o que temos... (Disse alguém, e eu assino por baixo).
Dé GuiúaQuem ia gostar de ler isto tudo era o Cassamo pois ele também fazia serenatas às meninas internas. Vou ver se ele vem até aqui....
José Emanuel CerqueiraNo intervalo das aulas passámos aqui bons momentos.Não me esqueço.
Fernando FerreiraDentro das aulas, também nós, alunos, passávamos "bons" momentos! Não seriam tão "bons" para as reverendas e os reverendos a quem fazíamos a vida cara (por volta de 1960) e lamentavam a hora em que tinham ido parar ao Colégio de Inhambane... Alguém disse, no auge do desespero, que aquilo ali era um "manicómio auto-gerido" ("em auto-gestão" - emendámos nós).
António Henrique Alves MonteiroVocês deviam ser frescos e, faltava a Adosinda que já era burra velha...
Fernando FerreiraQuando um de nós comentou que nos fiscalizavam demais, alguém respondeu:
- Se vocês fossem deixados à vontade, há muito tempo que tinham mudado o Colégio para o meio da Baía!...

Sem comentários:

Enviar um comentário