quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ONÍRIA: UM DILEMA NO PARAÍSO

TEXTO DE PEDRO MIGUEL
PUBLICADO NO "PREGUIÇA MAGAZINE"
EM http://preguicamagazine.com/2013/10/03/oniria-um-dilema-no-paraiso/

A Preguiça intrometeu-se no éden, e foi apanhar as duas artistas em plena criação na montagem para a exposição “Oníria”, que estreia no sábado, dia 5, no Banco de Portugal, em Leiria. As mulheres sonham e a obra nasce.
Isto das grandes questões é uma cena tramada, e a exposição “Oníria”, por via das dúvidas, deixa muita coisa em aberto. De um lado Sílvia Patrício, pintora regular, mas também artesã de outros materiais na área da escultura. Também faz uns bolos de chocolate deliciosos, e, com um bocado de sorte, talvez haja uma fatia para os primeiros a chegar no dia da inauguração.
Do outro, Sofia Mota, fotógrafa tardia – daqueles casos em que o passatempo evolui para a profissionalização – entre passagens em outras encarnações pela psicologia, o mundo sazonal da hotelaria e produção de eventos. Também fala e percebe mandarim, por isso cuidado com o que dizem à sua frente.
Da cumplicidade destas duas mulheres através da arte num qualquer jardim proibido, nasceu esta exposição. Com o evoluir do projecto, juntaram-se dois homens para equilibrar o pecado em pleno. João Nascimento para musicar o acontecimento, para além de todo o artwork inerente ao evento, e o realizador Ricardo Portela, para documentar no ecrã a curta-metragem presente na exposição.
“Oníria é o mundo para lá do nosso mundo, que às vezes não se vê mas que se sente”, diz Sílvia Patrício, e prossegue: “A pessoa que vier aqui vai viajar. É uma visão de um mundo muito feminino”.
Sofia Mota complementa: “E isso nota-se muito quando falamos com homens (risos). Se nós temos uma identificação à partida com as imagens enquanto mulheres, há homens que não. Alguns até têm porque há ali coisas que são universais, mas alguns ficam-se pelo esteticamente bonito, e não há empatia como nós temos”.
Aqui quem manda são elas, os trabalhos complementam-se pelas salas, numa cumplicidade quase carnal, na medida que este trabalho pode ser encarado como um filho de ambas. É uma criação conjunta, que pode ser vista como uma só, tal é a simbiose entre as suas criadoras.
ONÍRIA
Sílvia Patrício: instalação
Sofia Mota: fotografia
João Nascimento: sonoplastia e design
Ricardo Portela: realização da curta-metragem
Inauguração: Sábado 5 Outubro, 17h, Banco de Portugal, Leiria.
Até 16 de Novembro.
Entrada livre.
Texto de Pedro Miguel
Fotografia de Ricardo Graça
(Publicado a 3 Outubro 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário