sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Navegações nas fronteiras do Pensamento: "Poesia e etnicização nos livros didáticos de Português: um estudo comparativo Moçambique e Brasil"

José de Sousa Miguel Lopes

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)



Navegações nas fronteiras do Pensamento: "Poesia e etnicização nos livros didáticos de Português: um estudo comparativo Moçambique e Brasil"



Trabalho publicado a partir da página 1303 do documento da Universidade do Minho "Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem", em http://media.wix.com/ugd/bebf37_945f6326d94d4345a428b5f99ab417e7.pdf

2 comentários:

  1. «Resumo - Um exercício instigante no campo educacional será o de tentar aprofundar o
    conhecimento da história, incorporando numa relação dialética as mútuas influências entre povos
    que afastados pela geografia, se mantêm próximos pela cultura. É esse o caso de Moçambique e
    do Brasil. Para promover e tornar visíveis essas mútuas influências importa procurar realizar
    estudos numa perspectiva comparada reescrevendo o passado e o presente dessas duas
    realidades culturais. Nesta caminhada adentraremos o universo poético de Moçambique e Brasil e,
    a partir dele, partiremos para uma reflexão sobre o modo como esse universo se reflete nos livros
    didáticos de português dos dois países. Assim neste texto, discutiremos algumas questões de
    ordem teórico-metodológica que orientaram a realização da pesquisa sobre a poesia nos livros
    didáticos de português de Moçambique e Brasil. Analisaremos o caso da Educação Comparada e a
    questão da etnicização e como esta se configura nos livros em geral e nos livros didáticos em
    particular. Buscam-se, enfim, respostas para as questões que nortearam a investigação e que
    revelam que a poesia constitui, pois, um elemento indispensável à formação dos professores e dos
    alunos. Espera-se que este estudo possa também contribuir para a reflexão sobre a formação dos
    leitores.
    Palavras-chave: poesia, livros didáticos, Moçambique/Brasil»

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  2. «Introdução
    Não é exagerado salientar quanto o conhecimento do nosso passado nos ajudará a remodelar nosso
    rosto e nossa alma. Um exercício instigante será o de tentar aprofundar o conhecimento da história,
    incorporando numa relação dialética as mútuas influências entre povos que afastados pela geografia,
    se mantêm próximos pela cultura. É esse o caso de Moçambique e do Brasil. De Moçambique
    chegaram negros ao Brasil num violento processo escravista. Desse processo decorreram as
    constituições identitárias de matriz negro-africana presentes em mais da metade da população
    brasileira. Inúmeras influências que vieram de Moçambique para o Brasil e àquele país retornaram
    num passado recente, precisam ser estudadas. O primeiro e indispensável passo, para promover e
    tornar visíveis essas mútuas influências é o de procurar realizar estudos numa perspectiva comparada
    reescrevendo o passado e o presente dessas duas realidades culturais.
    Pretendemos neste trabalho realizar uma reflexão sobre o modo como o universo poético se reflete
    nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil. Começaremos por discutir algumas questões de ordem teórico-metodológica que orientaram a realização desta pesquisa. Para o efeito,
    analisaremos a questão da etnicização e como esta se configura nos livros didáticos. Buscam-se,
    enfim, respostas para as questões que nortearam a investigação e que revelam que a poesia constitui
    um elemento indispensável à formação dos professores e dos alunos e representa, no mundo de hoje,
    uma respiração profunda, permitindo a cada um reencontrar as suas próprias raízes. Considerando o
    fato de os livros didáticos se constituírem em um instrumento que dá visibilidade a práticas de
    letramento e a modos de ler os textos por elas instituídos, espera-se que este estudo possa também
    contribuir para a reflexão sobre a formação dos leitores.»

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