PARA QUEM VIVEU A EDUCAÇÃO DE ADULTOS!
http://www.fne.pt/files_old/carta_educativa/descri_se_0405_v3.pdf
FEDERAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO
ENSINO RECORRENTE
Esta modalidade de ensino integra o subsistema da educação de adultos, permitindo a obtenção de um diploma ou certificado, equivalentes aos conferidos pelo ensino regular.
Assegura assim, uma segunda oportunidade de acesso à escolaridade, aos que dela não usufruíram na idade própria, aos que abandonaram precocemente o sistema educativo e aos que o procuram por razões de promoção profissional ou cultural. Constitui um modelo de ensino integrado de educação e formação de adultos, em que se oferece a possibilidade de realização de estudos tipicamente organizados em horário pós-laboral.
A idade mais elevada da maioria dos alunos, que procuram este tipo de ensino e a suas experiências pessoais mais complexas e diversificadas, implicam geralmente uma acentuada heterogeneidade nos grupos/turmas que se constituem nas escolas que oferecem este ensino.
Esta especificidade e variedade dos públicos a que se destina o Ensino Recorrente, leva a uma oferta específica e autónoma em relação a outras modalidades de ensino formal, no que se refere
a condições de acesso e de frequência, organização curricular e pedagógica, programas, avaliação dos alunos, etc. Oferece assim uma maior flexibilidade e diversidade das formas de organização, de frequência e avaliação das aprendizagens. Assegura porém, o paralelismo de níveis de ensino e tipologias das certificações, de modo a dar equivalência às existentes no ensino formal regular.
Privilegia-se uma pedagogia diferenciada, conducente à autonomia e valorização dos saberes e experiências pertinentes do formando. A organização modular do currículo, responde á necessidade de uma maior flexibilidade deste, face á maior variabilidade cultural, etária, de disponibilidade pessoal e motivacional dos alunos deste ensino. O modelo de avaliação definido, articula a avaliação contínua em contexto de turma, com a capitalização de blocos ou
módulos de aprendizagem, em que se encontram estruturados os programas das várias disciplinas curriculares.
Admitem-se diferentes modalidades de frequência, com ou sem controle de presença nas actividades lectivas, em articulação directa com as modalidades de avaliação, como meio de
responder a diversos ritmos e condições de participação nas aprendizagens organizadas pela escola.
O ensino recorrente enquanto valência da educação de adultos, visa a aquisição e desenvolvimento de atitudes, valores, competências e conhecimentos que favoreçam o crescimento cultural do aluno e a melhoria do desempenho dos seus diferentes papeis na sociedade. O acesso a qualquer nível do ensino recorrente, depende da apresentação de certificado de conclusão do nível precedente ou de avaliação diagnóstico globalizante que estabeleça a respectiva equivalência.
IV.I - Ensino Básico
O nível de ensino básico visa a eliminação do analfabetismo, a atribuição do diploma de escolaridade obrigatória, o prosseguimento de estudos e o desenvolvimento de competências
profissionais que permitam uma integração social adequada. Os cursos apresentam uma estrutura curricular assente em blocos capitalizáveis. Os cursos do Ensino Recorrente, à semelhança do Ensino Regular, estão também organizados em três ciclos:
• 1º ciclo, tem programas de referência nas áreas de Português, Matemática e Mundo Actual, a partir dos quais cada formador deverá elaborar o seu próprio programa de formação em articulação com as competências gerais e interesses dos formandos;
• 2º ciclo, cujo plano curricular abrange Português, Língua Estrangeira (obrigatória apenas em caso de prosseguimento de estudos), Área Multidisciplinar sobre o Homem e o Ambiente e Formação Complementar. Esta ultima área visa facilitar a intervenção na escola e na comunidade através de abordagens multidisciplinares de temas negociados entre professores e alunos;
• 3º Ciclo, organizado por unidades capitalizáveis, o plano curricular compreende duas componentes
1) formação geral – Português, Matemática, Língua Estrangeira, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais e Formação Cívica
e 2) Formação Técnica, escolhida pelos alunos entre Electricidade e Electrónica, Construção Civil, Metalomecânica, Química, Administração Serviços e Comércio, Artes Visuais e Comunicação e Animação Social. E ainda duas unidades no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para permitir o acompanhamento contextualizado do projecto pessoal de formação, por parte da equipa educativa envolvida, é estabelecido entre a escola e o aluno, um Itinerário Individual de
Formação que deve ser actualizado sempre que se verifiquem alterações pertinentes no percurso escolar. No acto de formalização deste itinerário, o aluno pode optar pela modalidade de frequência em regime presencial ou em regime não presencial.
IV.II – Ensino secundário
Este nível de ensino também se estrutura de modo paralelo ao do Ensino Regular do mesmo nível, tendo porém regras de organização, funcionamento e avaliação específicos, em função das características e objectivos que lhe são próprios. Os 19 cursos actualmente oferecidos neste nível e tipo de ensino são de três tipos:
1 - Científico-Humanísticos:
Ciências e Tecnologias;
Ciências Socio-económicas;
Ciências Sociais e Humanas;
Línguas e Literaturas;
Artes Visuais.
2 - Tecnológico:
Construção Civil e Edificações;
Electrotecnia e Electrónica;
Informática;
Design de Equipamento;
Multimédia;
Administração;
Marketing;
Ordenamento do Território e Ambiente;
Acção Social;
Desporto.
3 - Artístico Especializado:
Comunicação Audiovisual;
Design de Comunicação;
Design de Produto;
Produção Artística.
Os planos de estudo dos cursos artísticos especializados, são construídos sobre matriz curricular constante de diploma próprio, enquanto que para os outros dois tipos de cursos se utiliza a
mesma matriz curricular do ensino regular constante do Decreto-Lei nº 74/2004, de 26 de Março.
Tal como no ensino básico, o modelo de avaliação concilia a avaliação contínua com a capitalização de módulos de aprendizagem, em articulação com os respectivos regimes de
frequência. Os cursos tecnológicos e artísticos especializados conferem certificação profissional nível 3, para além da certificação académica do ensino secundário.
http://www.fne.pt/files_old/carta_educativa/descri_se_0405_v3.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário