José de Sousa Miguel Lopes
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Navegações nas fronteiras do Pensamento: "Poesia e etnicização nos livros didáticos de Português: um estudo comparativo Moçambique e Brasil"
Trabalho publicado a partir da página 1303 do documento da Universidade do Minho "Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem", em http://media.wix.com/ugd/bebf37_945f6326d94d4345a428b5f99ab417e7.pdf
«Resumo - Um exercício instigante no campo educacional será o de tentar aprofundar o
ResponderEliminarconhecimento da história, incorporando numa relação dialética as mútuas influências entre povos
que afastados pela geografia, se mantêm próximos pela cultura. É esse o caso de Moçambique e
do Brasil. Para promover e tornar visíveis essas mútuas influências importa procurar realizar
estudos numa perspectiva comparada reescrevendo o passado e o presente dessas duas
realidades culturais. Nesta caminhada adentraremos o universo poético de Moçambique e Brasil e,
a partir dele, partiremos para uma reflexão sobre o modo como esse universo se reflete nos livros
didáticos de português dos dois países. Assim neste texto, discutiremos algumas questões de
ordem teórico-metodológica que orientaram a realização da pesquisa sobre a poesia nos livros
didáticos de português de Moçambique e Brasil. Analisaremos o caso da Educação Comparada e a
questão da etnicização e como esta se configura nos livros em geral e nos livros didáticos em
particular. Buscam-se, enfim, respostas para as questões que nortearam a investigação e que
revelam que a poesia constitui, pois, um elemento indispensável à formação dos professores e dos
alunos. Espera-se que este estudo possa também contribuir para a reflexão sobre a formação dos
leitores.
Palavras-chave: poesia, livros didáticos, Moçambique/Brasil»
«Introdução
ResponderEliminarNão é exagerado salientar quanto o conhecimento do nosso passado nos ajudará a remodelar nosso
rosto e nossa alma. Um exercício instigante será o de tentar aprofundar o conhecimento da história,
incorporando numa relação dialética as mútuas influências entre povos que afastados pela geografia,
se mantêm próximos pela cultura. É esse o caso de Moçambique e do Brasil. De Moçambique
chegaram negros ao Brasil num violento processo escravista. Desse processo decorreram as
constituições identitárias de matriz negro-africana presentes em mais da metade da população
brasileira. Inúmeras influências que vieram de Moçambique para o Brasil e àquele país retornaram
num passado recente, precisam ser estudadas. O primeiro e indispensável passo, para promover e
tornar visíveis essas mútuas influências é o de procurar realizar estudos numa perspectiva comparada
reescrevendo o passado e o presente dessas duas realidades culturais.
Pretendemos neste trabalho realizar uma reflexão sobre o modo como o universo poético se reflete
nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil. Começaremos por discutir algumas questões de ordem teórico-metodológica que orientaram a realização desta pesquisa. Para o efeito,
analisaremos a questão da etnicização e como esta se configura nos livros didáticos. Buscam-se,
enfim, respostas para as questões que nortearam a investigação e que revelam que a poesia constitui
um elemento indispensável à formação dos professores e dos alunos e representa, no mundo de hoje,
uma respiração profunda, permitindo a cada um reencontrar as suas próprias raízes. Considerando o
fato de os livros didáticos se constituírem em um instrumento que dá visibilidade a práticas de
letramento e a modos de ler os textos por elas instituídos, espera-se que este estudo possa também
contribuir para a reflexão sobre a formação dos leitores.»